A New York da América do Sul

2 03 2011

Sou estagiária do Humboldt (IFPA) e comecei o meu estágio na BASF na área de Gestão Empresarial há um mês e estou muito satisfeita pela oportunidade e com os aprendizados. Neste post gostaria de compartilhar um pouco da experiência que tive quando morei na Alemanha.

Uma muito curiosa e que ficou marcada aconteceu em um belo domingo. Como de costume, peguei o jornal regional e comecei a minha rotina de tentar ler alguns artigos. Digo tentar porque ainda não dominava muito bem o idioma, então era realmente um desafio para mim.

Abri o jornal e lá estava ela: uma linda foto do nosso Parque do Ibirapuera. Reconheci na hora e a minha curiosidade aumentou ainda mais, afinal eu queria decifrar o que estava escrito ali á respeito de São Paulo. O título dizia: A Nova Iorque da América do Sul! Empolgante não!?

Enfim, depois de horas e horas com o meu melhor amigo dicionário do lado, consegui entender o teor do artigo e fiquei feliz com as coisas que li. O artigo falou do transito, o que é óbvio, fez também uma comparação de que São Paulo não tem o “Pão de Açúcar” e nem a praia de Copacabana para entreter os turistas, mas tem as maiores Indústrias e que a economia brasileira está concentrada aqui. Ressaltou também a diversidade gastronômica, citando o famoso “Terraço Itália” localizado no 41º andar do Edifício Itália, o melhor restaurante japonês do mundo que é o “Jun Sakamoto”, entre outros. Destacou a Av. Paulista chamando-a de “Avenida dos Negócios”, o Museu do MASP e outros pontos turísticos.

O que me deixou alegre foi ter lido um artigo falando bem da cidade de São Paulo, tirando aquela impressão de que tudo o que é comentado sobre o nosso país no exterior é falando mal, ou criticando. Existem, logicamente, artigos que destacam também os escândalos sucessivos que ocorrem aqui, mas há quem observe as coisas boas que o Brasil tem a oferecer.

Bom, esse foi um momento que achei interessante colocar aqui no Blog. Segue a cima o artigo do dia 29 de Novembro de 2009.

 

 Post enviado por: Débora Souza